Foi inaugurada no domingo, 26 de setembro de 2010, a sala de milagres da Paróquia São Cosme e São Damião, Expressão da fé, os objetos representam a gratidão dos devotos aos Santos padroeiros dos médicos, farmacêuticos e das faculdades de medicina.


 

Anexada ao prédio do templo, o espaço contém diversos objetos ofertados por fiéis que foram agraciados pela intercessão dos Santos. São peças de ceras, objetos pessoais, cartas, fotos e ainda imagens e painéis de São Cosme e São Damião.

A devoção aos santos médicos, de origem árabe, que foram unidos, como irmão e cristãos, na vida e na morte, teve inicio por volta de 1830 pelo empenho do Padre Oliveiro Krammer. A consolidação da devoção aconteceu em 1960, por ocasião da criação e instalação da Paróquia.
Sonho antigo da comunidade, a inauguração aconteceu dentro das festividades dos santos padroeiros. Na celebração solene, realizada às 9h, o pároco, Padre Lincoln de Almeida Gonçalves, destacou a vida de São Cosme e São Damião como modelos de fé.

- Ao encontrar em Cristo a verdadeira razão da existência, eles lançaram entre lágrimas as sementes do Evangelho. Também nós, num mundo repleto de filosofias, somos chamados a seguir o Cristo com a “cruz de cada dia”, confiando em Deus e mantendo viva a fé apostólica que recebemos, afirmou o Padre Lincoln.






reportagem: http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=4443&sid=39
 

A VIDA DOS PADROEIROS

Os santos gêmeos Cosme e Damião nasceram em Egeia (agora Ayas, no Golfo do İskenderun, Cilícia, Ásia Menor), e tinham outros três irmãos. O pai foi mártir durante a perseguição dos cristãos na era de Diocleciano. Cosme e Damião eram médicos que curavam os enfermos não só com seu saber, mas através de milagres propiciados por suas orações.

Os dois irmãos praticavam a medicina e não aceitavam nenhum pagamento por seus serviços. Dessa forma, trouxeram muitos novos adeptos para a fé católica. Quando a perseguição de Diocleciano começou, o prefeito Lísias mandou prender Cosme e Damião e ordenou-lhes que se retratassem. Eles se mantiveram constantes sob tortura, e de forma milagrosa não sofriam nenhum ferimento por água, fogo, ar, nem mesmo na cruz, até que foram decapitados por uma espada. Seus três irmãos, Antimo, Leôncio e Euprepio também morreram como mártires com eles.

A Igreja Católica Apostólica Romana, desde tempos imemoráveis até o Calendário Romano de 1962, que vigorou até 1969, celebrava a festa dos santos Cosme e Damião no dia 27 de setembro. Porém, em 1969, com a reforma litúrgica, o Calendário Romano passou a comemorá-los no dia 26, pois considerada a importância de São Vicente de Paulo, também celebrado no dia 27, preferiram não pôr as duas memórias na mesma data. São Vicente ficou com o dia 27, já que era a data sabida de sua morte; já os santos Cosme e Damião, como não se sabe a data precisa da morte deles, tiveram sua memória movida para o dia 26 de setembro.

“Respeitando as diferentes crenças, celebramos aqui na comunidade o dia dos santos padroeiros nas duas datas: 26 e 27 de setembro. Percebemos que a presença do povo é grande nos dois dias”, afirmou padre Lincoln.

O martirológico (livro dos mártires) nos dá dados biográficos dos queridos Santos Cosme e Damião
 
A Pátria
Nasceram no Oriente. Originário da Arábia, no pequeno mas populoso centro daquela região –Egéia- na segunda metade do século IV

A Família
Cosme e Damião eram primogênitos e tinham irmãos. Sua mãe chamava-se Teodora e ficou viúva cedo. Fervorosa cristã educou os filhos, ensinando a vivência do Evangelho, tendo Jesus Cristo como centro de suas vidas. Depois da escola elementar em Egéia, como médicos dedicaram-se a anunciar, curar não só os corpos, mas o homem num todo como o criador deseja, pois curar o homem é realmente uma coisa divina a cujo cumprimento se dedicou o próprio Deus. 

Essa missão dos 2(dois) irmãos, médicos, Cosme e Damião empregando remédios da época era sempre acrescido do sinal da Cruz em seus doentes e então, muitas cura e milagres aconteceram.

A Luta
Com tantas atividades de curas e conversões, os nomes de Cosme e Damião não passaram despercebidos dos inimigos da fé cristã. O Império Romano dominava grande parte do mundo de então. Seus imperadores, julgando-se deuses, perseguiram os cristãos até a morte. O Pró-Consul Lisias (representante de Roma) que governou a Cília, onde Cosme Damião exerciam a medicina e difundiram o cristianismo. Imediatamente decretou a a prisão dos2(dói) médicos.

O Interrogatório
Nossos médicos cristãos foram interrogados e a eles foi prometido todas as honrarias em Roma, desde que negassem que Jesus Cristo é o verdadeiro Deus, o Senhor Ressuscitado, Senhor das vidas. Eles responderam com segurança, que preferimos morrendo que adorar o imperador. Seguiremos Jesus Cristo, nosso Deus Vivo.

O Martírio
Cosme e Damião sofreram toda sorte de martírios, afogamento, flechadas, colocados numa fogueira etc, ficaram ilesos. Impressionado, porém não arrependido. Lisias manda degolá-los.

A Glória
Em pouco tempo, o culto a esses mártires espalhou0se por toda a Europa, especialmente na Itália, França,Espanha, e Portugal. Do Oriente ao Ocidente, São Cosme e São Damião, são venerados como padroeiros dos médicos e de todos s que trabalham na área de saúde.

O Papa Félix IV (536 -530) trouxe os restos mortais de São Cosme e São Damião da Siria para a Roma, onde ergueu uma Basílica em homenagem aos santos.

São Cosme e São Damião em diversos países do mundo recebem pedidos de intersecção em casão de epidemias: casos particulares de doenças, seca e escassez de colheitas, de mulheres estéreis que desejam filhos e no Brasil, especialmente , proteção para as crianças.

Relíquias
As relíquias de São Cosme e São Damião tiveram em Roma um honroso acolhimento. No Brasil, na Paróquia do Andaraí, no Rio de Janeiro, temos como relíquia uma pedacinho dos ossos de São Cosme e São Damião que é apresentado ao povo em datas especiais, como Novena aos santos e bênçãos para todos.