PASTORAL DA SAÚDE
De acordo com as diretrizes da CNBB, o objetivo da Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde.
A Pastoral da Saúde procura vivenciar três dimensões.
1. Dimensão solidária
Vivência da solidariedade com os doentes e sofredores nos hospitais, domicílios e comunidades, atendendo a pessoa em sua dimensão física, psicológica, social e espiritual.
2. Dimensão comunitária
Capacitação de agentes multiplicadores de saúde e criação de grupos comunitários que atuem no campo da prevenção, promoção, educação e humanização das instituições de saúde, mediante um processo participativo e transformador.
É a Pastoral da saúde que deve atender aos necessitados no Hospital, quando o Capelão (Padre da Capela do Hospital) é solicitado, A distribuição da eucaristia aos doentes no Local ou em domicilio. Evangelização da palavra aos enfermos. A doação de cestas básicas, remédios e roupas para enfermos necessitados,. Doação de enxovais para bebes com auxilio das Assistentes Sociais do local.
Toda terça-feira, a Pastoral de Saúde promove as 7:00hs a Adoração ao Santíssimo Sacramento na Capela do Hospital do Andaraí, assim como, o terço da Misericórdia as 15 hs nesse mesmo dia. Diariamente é celebrada missa as 08:00hs, não só por intenção dos doentes do Hospital, mas para qualquer cristão Católico que queira participar.
Aos sábados, os doentes que podem caminhar, são levados para a missa as 14 hs na Capela São Pedro, onde recebem a unção dos enfermos após a missa.
Aos sábados, os doentes que podem caminhar, são levados para a missa as 14 hs na Capela São Pedro, onde recebem a unção dos enfermos após a missa.

