Liturgia


A função da pastoral da liturgia é organizar todas as celebrações no decorrer do ano litúrgico, ou seja, a pastoral, constituída de voluntários, se reúne uma vez por mês, última quinta de cada mês, e tem como finalidade preparar a liturgia para o mês seguinte, tendo atenção para as datas e festas importantes dentro de cada mês, assim como atenção para cada parte da missa, respeitando todos sinais litúrgicos (cores, objetos, atitudes).

Dentro da liturgia temos o ano liturgico, é uma forma de distribuir, ao longo de um ano, todos os principais fatos da História da Salvação. Não é como o ano civil (1 de janeiro a 31 de dezembro), mas começa no  Domingo do Advento (Preparação para o Natal) e termina no último sábado do tempo comum. O esquema do ano liturgico abrange: Tempo do Advento, Tempo do Natal, Tempo Comum (1 parte), Ciclo da Páscoa (Quaresma e Páscoa), Tempo Comum (2 parte).

Na tradição cristã, liturgia quer dizer que o povo de Deus toma parte na obra de Deus, seria a maneira encontrada para organizar toda Obra Divina.

O grupo também é responsável pela preparação da missa no primeiro sábado de cada mês. Voluntários são bem vindos as reuniões

O Grupo da Liturgia abrange vários ministérios ("Sub-grupos"), que ajudam na celebração da missa.

Sub-grupos:
  • Ministro da Eucaristia - Ajuda o padre a entregar a óstia sagrada para as pessoas participando da missa.
  • Leitores – Fazem as leituras durante a missa.
  • Músicos e Cantores – formam o coral que enriquece musicalmente nossa celebrações e festas religiosas.
  • Agentes da Acolhida – Recebem os participantes da missa, entregam boletins, recolhem as doações, e fecham a igreja.
  • Coroinhas - Auxiliam o padre durante a missa (meninos e meninas – de quarta série até a vida adulta);